-A A +A
Alegre - ES

Projetos de extensão

PROJETO DE EXTENSÃO – SIEX 400556

ESTUDO DA EFETIVIDADE DE OBRAS DE CONTENÇÃO DE EROSÃO COSTEIRA EM CONCEIÇÃO DA BARRA/ES.

A cidade de Conceição da Barra, sede do município homônimo está localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo. Considerando que é mais um município capixaba que tem a sua economia baseada no turismo sazonal de um patrimônio natural e geológico que são suas praias, setor ambientalmente frágil que vem sofrendo um desequilíbrio ambiental ocasionado por fontes naturais e/ou influência humana, gerando-se um distúrbio no sistema costeiro e, como consequência, processos erosivos têm sido observados.

A magnitude dos processos erosivos na citada cidade pode ser apreciada através da diminuição da largura da faixa arenosa da praia, destruição de casas, avenidas e outras obras de infraestruturas urbana localizadas dentro ou próximo dessa faixa arenosa. As empresas EVEREST tecnologia e serviços (2.005, 2.006), Instituto de Pesquisas Hidroviárias – INPH (2.006), Transmar Consultoria Ltda (2.007), desenvolveram estudos com diversos objetivos. As informações obtidas ao término dos trabalhos das empresas anteriormente citadas serviram de fundamento para a realização de obras de engenharia para estabilização tanto da desembocadura do rio como das praias, não se tem um registro de monitoramento que indique se as obras que foram construídas estão cumprindo o seu objetivo que é de estabilizar a face da praia.

No estado do Espírito Santo, poucos têm sido os trabalhos realizados de medição e monitoramento, que possibilitem a quantificação de taxas de recuo efetivo da linha de costa após uma intervenção através de obras de engenharia denominadas em inglês de hard solution. Nenhum trabalho específico foi feito para relacionar a causa e/ou intensificação do problema de erosão às variações da interação do sistema oceano/atmosfera/continente do setor de conceição da Barra.

O presente projeto tem como objetivo geral estudar nos próximos dois anos, no setor de praia dentro da cidade de Conceição da Barra, a efetividade das obras de contenção de erosão marinha, através do: monitoramento do comportamento da dinâmica praial local; monitoramento da dinâmica das formas de leito na zona litoral e monitoramento da interação do sistema oceano/atmosfera/continente. Se atingido os objetivos propostos neste subprojeto pretende-se ter como resultados: ter contribuído com o conhecimento geológico/sedimentológico do setor costeiro do estado; preparado recursos humanos para trabalharem nesta área do conhecimento e confeccionado relatórios técnicos, monografias de conclusão de curso e artigos para divulgar as experiências tidas através dos diferentes meios de comunicação técnico – científica.

GRUPO DE PESQUISA GEODIVERSIDADE – DGEL/CCA/UFES

Equipe participante:

Docentes:

D. Sc. Juan Alfredo Ayala Espinoza, Coordenador, DGEL/CCA/UFES
D. Sc. Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes, Colaborador, DGEL/CCA/UFES
D. Sc. José Augusto Costa Gonçalves, Colaborador, DGEL/CCA/UFES

Discentes:

Higor Bremenkamp Herzog, Geologia/CCA/UFES
Raphael Riguetti Barbosa, Geologia/CCA/UFES
Karla Nunes de Oliveira, Geologia/CCA/UFES

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000